Limpeza química, quando e como fazer.

A limpeza química de sistemas e equipamentos é um procedimento realizado para remover substancias aderidas a superfícies metálicas. Através de recirculação no sistema de uma mistura de ácidos, os depósitos minerais aderidos reagem com ácido, se tornando uma substancia solúvel que é removida do sistema. Geralmente é utilizada para remoção de depósitos minerais de tubulações e equipamentos e para limpeza de caldeiras que já não operam mais em condições satisfatórias.


Muitas empresas entendem que a limpeza química é um procedimento que pode ser realizado diversas vezes em um mesmo equipamento e por isso muitas vezes negligenciam o tratamento de água pois é "custo". A limpeza química, remove os depósitos minerais, mas também ataca o material da tubulação, ou seja, esta perde massa com diminuição de espessura de parede. Limpezas sucessivas podem causar troca prematura das tubulações e dos equipamentos.


Em sistemas como torres de resfriamento, além do problema da baixa troca térmica, outros equipamentos poderão ser afetados e dependendo do caso e da gravidade da incrustação, não é mais possível fazer a recuperação, mesmo com limpeza quimica, o que pode trazer um prejuízo "daqueles".


No caso das caldeiras o problema vai além, pois a baixa troca térmica causa um aumento na temperatura de trabalho dos tubos, podendo causar seu rompimento e até mesmo explosão da caldeira, acidente este que geralmente deixa vitimas fatais.


Tratar a água de maneira adequada é a melhor solução, mais barata e mais segura. A limpeza química deve ser utilizada em equipamentos muito antigos e que ao longo do tempo acumulam depósitos ou aqueles em que a o tratamento adequado não foi feito. Geralmente nestes casos uma passivação química é feita na sequencia e recomenda-se que o tratamento da água seja feito.


20 visualizações
Solicite uma visita e descubra como podemos ajuda-lo a melhorar sua produtividade e reduzir os custos

FALE CONOSCO

CONECTE-SE CONOSCO

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon

www.ecoprops.com.br                     ecopro@ecoprops.com.br                         (11) 98357-9065